Alguns tratamentos estéticos na gravidez não apresentam riscos à saúde, porém, há outros que devem ser evitados. Tire já as suas dúvidas sobre este assunto!

Durante a gestação ocorre uma série de mudanças no corpo feminino e é muito normal que a mulher tenha preocupações estéticas relacionadas a questões como flacidez, estrias, aparência da pele, unhas e cabelos, entre outros.

Alguns procedimentos estéticos podem ser realizados sem problemas pelas gestantes, mas, há outros que são totalmente contra indicados nesta fase. Até porque, a maioria dos produtos químicos presentes nos cosméticos não é testada em mulheres grávidas e pode causar graves prejuízos à saúde do bebê.

Continue a leitura e saiba mais sobre tratamentos estéticos na gravidez!

Tratamentos estéticos na gravidez: veja quais deles são permitidos ou não nesta fase!

Alguns procedimentos estéticos podem ser realizados sem problemas durante o período gestacional. Confira quais são eles!

Depilação com cera pode, mas depilação a laser precisa ser avaliada

Durante a gestação, você pode se depilar com cera sem problemas. Apenas evite a depilação nos dias que antecedem o parto, para evitar possíveis irritações na pele.

Já a depilação a laser durante a gravidez pode ser realizada em algumas regiões do corpo se a gestação não for de risco e se houver a liberação do obstetra.

Limpeza de pele e alguns peelings estão liberados, mas há exceções

O surgimento de acnes e manchas, assim como o aumento da oleosidade na pele das gestantes é bastante comum, em especial no primeiro trimestre de gravidez.

Não há contra indicação quanto à limpeza de pele, desde que no procedimento não sejam usados produtos químicos, como emolientes ou ácidos.

O Peeling de Vitamina C também é ótimo para as gestantes. Ele melhora os danos causados ao tecido da pele, além de rejuvenescer. Ele é fundamental também para evitar as manchas de melasma no rosto.

No entanto, outros tipos de peeling – que utilizam substâncias químicas – não devem ser realizados durante o período de gestação.

Manicure e pedicure podem ser feitos durante toda a gravidez

Se você está grávida e faz questão de estar com as unhas sempre bem cuidadas, fique tranquila! Manicure e pedicure estão liberados durante o período de gestação.

Porém, é preciso estar atenta quanto à esterilização dos materiais utilizados, como a alicate para tirar cutículas, tesourinha e outros acessórios de metal. Caso fique em dúvida quanto à eficiência da esterilização, leve os seus próprios materiais.

Com relação aos esmaltes, estão todos liberados!

Drenagem linfática é um procedimento estético na gravidez altamente indicado após o primeiro trimestre de gestação

A drenagem linfática é uma técnica de massagem bastante recomendada para gestantes. Ela pode ser feita com movimentos suaves e ajuda a diminuir a retenção de líquido, reduzindo o desconforto causado pelo inchaço e ajudando a combater celulites.

Entretanto, por precaução, essas massagens devem ser realizadas somente após o primeiro trimestre de gestação e se a gravidez não apresentar nenhum risco.

Tratamentos capilares: alguns podem, outros não

A presença de produtos químicos nas formulações faz com que alguns tratamentos capilares sejam proibidos durante a gravidez. É o caso dos alisamentos e alguns tipos de tinturas, por exemplo.

A exceção são os tonalizantes e as tinturas à base de henna 100% natural, que não têm amônia e metais pesados, tais como arsênio, amônia, iodo e chumbo, em sua fórmula. Mesmo assim, sua utilização deve ser feita somente após a 12ª semana de gestação.

Procedimentos estéticos na gravidez, em especial no abdômen, são proibidos!

Durante a gestação, nenhum tratamento estético pode ser realizado na região do abdômen, pois eles podem ser prejudiciais ao bebê. A única forma de tratar a área é com a aplicação de cremes hidratantes prescritos pelo médico. 

Enquanto alguns tratamentos estéticos na gravidez contribuem para aumentar o bem estar da futura mamãe, há outros que são terminantemente proibidos.

 

Percebe como alguns procedimentos estéticos na gravidez podem prejudicar a saúde do seu bebê? Sendo assim, é fundamental conversar sempre com o seu médico obstetra. Jamais realize uma intervenção estética, por mais simples que ela seja, sem antes conversar com o seu médico e seguir as suas orientações!

No entanto, depois que o seu bebê nascer, a história muda! É muito provável que seu corpo fique com alguns sinais causados pela gestação.

Após o período de puerpério, é possível sim realizar procedimentos para amenizar ou até mesmo remover esses sinais. Um exemplo disso, é a flacidez. Já que você está aqui, aproveite para ler este artigo em que falamos sobre como evitar a flacidez no pós-parto!

Nele trago muitas dicas úteis para que você já possa ir se cuidando mesmo durante a gestação!