Chamada de Síndrome do Pescoço Tecnológico, a tech neck está relacionada a má postura cervical, devido ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos. Saiba mais!

Desde o início da pandemia, passamos inúmeras horas do nosso dia diante da tela de celulares, notebooks e tablets, principalmente quem está trabalhando em home-office. A praticidade e agilidade que o celular nos proporciona não nos permite mais viver sem ele. Já estamos tão acostumados que nem percebemos que, ao conferir nosso Instagram, Facebook ou e-mails, estamos inclinando nossa cabeça e pescoço. 

O movimento de inclinação contínua do pescoço é mais conhecido como tech neck, ou Síndrome do Pescoço tecnológico. Está relacionado a formação de rugas e da terrível papada na região do pescoço.  

Porém é possível tratar a tech neck  através de procedimentos estéticos. Continue a leitura e saiba mais!

O que é tech neck?

A tech neck ou Síndrome do Pescoço Tecnológico, está diretamente ligada ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos, e a inclinação repetidas vezes para conferir o celular, ocasionando problemas como: muita tensão na coluna, dor na parte superior das costas e tensão e dor na região do pescoço e ombros. 

A inclinação do pescoço para frente faz com que o peso da cabeça dobre, pressionando desta forma os músculos do pescoço, ombros e da coluna vertebral, causando dores e torcicolos. A raiz deste problema não é difícil de identificar, é só observar durante o dia a quantidade de pessoas, principalmente os mais jovens, com a cabeça abaixada e postura incorreta, utilizando os aparelhos eletrônicos.   

O que pode causar a síndrome?

A principal causa da tech neck ou Síndrome do Pescoço Tecnológico, é a má postura cervical, devido ao uso em excesso de aparelhos eletrônicos, causando alterações na saúde física, com a formação de rugas na região do pescoço e até mesmo deixando a pele mais flácida. 

Essa má postura favorece o aparecimento de rugas horizontais e da famosa “papada” no pescoço, que incomoda tanta gente! A síndrome é causada devido a pessoa manter a postura incorreta, durante um período longo, vindo a resultar em quadros patológicos, bem como o aparecimento de lesões provocando dores na região cervical, nos membros superiores e cabeça.

Quais são os sintomas e as consequências?

Os principais sintomas da tech neck estão ligados à dor na região das costas e do pescoço. Além disso, outros sintomas bem comuns que podem aparecer com a tech neck são:

  • Dor na região cervical e/ou na região da coluna torácica e das costas;
  • Dor nos ombros;
  • Tensão na região do músculo trapézio ascendente e transverso;
  • Alteração postural;
  • Formigamento ou sensação de dormência em membros superiores, mãos e dedos;
  • Dor de cabeça constante ou intermitente;
  • Dificuldade de movimentar o pescoço;
  • Surgimento de rugas e papada

As consequências da tech neck são inúmeras, pois à medida que você não corrige sua postura, os músculos da parte superior das costas esticam e os músculos da parte frontal ficam cada vez mais fracos.  A tech neck, além de causar problemas estruturais nas costas, pescoço e ombro, pode  impactar profundamente na sua respiração.

A repetição por longos períodos, da postura “cabeça baixa” pode ocasionar desgaste prolongado da coluna cervical e degeneração. Nesta situação, pode haver a necessidade de cirurgia na coluna. Porém, antes de considerar essa solução, é importante fazer uma avaliação com um profissional especializado em área.

Existe tratamento para tech neck? Qual é?

O primeiro passo para tratar a Tech neck é corrigir a postura enquanto você utiliza o  celular, ou seja, manter-se na posição normal, sem inclinação da cabeça e pescoço. Além disso, você pode contar com o auxílio de procedimentos estéticos. Um dos procedimentos para tratar essa região específica é o Herus HIFU.

O Herus HIFU é um ultrassom microfocado, excelente para tratar os sinais da Tech Neck, pois gera um efeito lifting e estimula a produção de colágeno no local onde a tecnologia é aplicada.

Este procedimento ajuda a minimizar as rugas finas, rejuvenesce e faz uma arquitetura tridimensional da face, colo e áreas específicas do corpo, com pontos de coagulação térmica que podem chegar a uma temperatura de até 70º. Além disso, após o procedimento, nosso sistema imunológico faz uma espécie de “faxina” no organismo, eliminando as células mortas e, finalmente, deixando a papada menor.  

Após o procedimento estético, outros cuidados devem ser tomados para melhorar os resultados. São eles: utilizar protetor solar para evitar o envelhecimento da pele, manter o contato com os aparelhos eletrônicos na altura dos olhos, para evitar a curvatura da cabeça, pescoço e coluna.   

Para completar…

A tech neck ou Síndrome do Pescoço Tecnológico, tem tratamento através do procedimento estético Herus HIFU, em que o paciente percebe a pele mais firme,  desde a primeira sessão.

Contudo, vale lembrar que para que os resultados sejam eficazes é preciso buscar profissionais e clínicas confiáveis e qualificadas. Além disso, reveja também seus hábitos, cuidando da sua postura e praticando atividades físicas.

Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre saúde e estética.