As manchas no rosto estão presentes na vida de muitos brasileiros, causando incômodos e insatisfação. Mas, como tratar manchas no rosto? Clique e veja como!

“Como acabar com as manchas no rosto?”. Esta é uma das perguntas mais feitas nos centros estéticos. Embora elas sejam bastante comuns entre homens e mulheres, elas causam os mais diversos incômodos para ambos os sexos. 

Manchas brancas, manchas escuras, manchas marrons, melanoma, melasma, todos estes tipos, dentre muitos outros, podem surgir ao longo da vida e causar desconfortos.

No entanto, existem maneiras para uniformizar o tom da pele e evitar manchas, além, é claro, de tratá-las. E é sobre isso que vamos falar hoje! Se você quer saber como clarear manchas no rosto, é só continuar a leitura.

O que são as manchas na pele?

As manchas na pele são um desequilíbrio na pigmentação da pele. Em outras palavras, ela pode surgir pelos mais diversos motivos: alterações hormonais (menopausa, TPM, gravidez…), exposição solar sem proteção ou ainda, pelos seus hábitos de vida (como a alimentação, por exemplo).

Dependendo do tipo de mancha e sua localidade, existem tratamentos específicos. No entanto, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento por conta própria, é recomendado que você vá a uma clínica estética de confiança. Nela, eles darão à você o melhor tipo de tratamento, de acordo com a sua necessidade.

Quais são os tipos de manchas no rosto?

Existem diversos tipos de manchas que podem acometer não só o rosto, mas membros do corpo inteiro. No entanto, irei abordar aqui as mais comuns no rosto. Veja quais são:

1- Melasma

Este é um tipo de mancha que surge principalmente próximo às maçãs do rosto, buço e na testa. Sua cor é um marrom queimado. 

Ela está ligada diretamente às alterações hormonais, ou seja, se você está grávida, no processo de menopausa, na TPM, ou após utilizar anos contínuos de pílula anticoncepcional, essas manchas podem aparecer.

Elas também aparecem ou pioram quando a pessoa fica muito exposta aos raios solares e não utiliza protetor solar.

2- Melanoses

Estas são as famosas manchas do tempo. Elas aparecem com o passar dos anos, devido à exposição prolongada ao sol, sem o uso de proteção solar. São manchas escuras e geralmente arredondadas, como se fossem bolinhas.

Geralmente, elas aparecem no rosto e no pescoço, mas podem estar presentes também nas mãos e nos braços.

3- Sardas

Também conhecidas como efélides, as sardas podem ser decorrentes da genética, ou da exposição excessiva ao sol. Sua cor, geralmente, é um tom amarronzado e sua aparição geralmente se dá no rosto, pescoço e no peito.

4- Manchas de acne

Essas manchas aparecem geralmente depois que a acne já inflamou. Num primeiro momento, estas manchas podem ficar num tom mais avermelhado, e com o tempo, elas ficam mais amarronzadas. 

Quais as causas do aparecimento de manchas no rosto?

Não utilizar filtro solar pode ser o principal motivo para causar manchas no rosto e até mesmo no corpo. 

Dependendo do horário e da quantidade de exposição ao sol, os raios podem ser muito fortes e prejudiciais à nossa pele. Além disso, a luz visível, que é a luz das lâmpadas, do computador, do smartphone e da televisão, também podem danificar a pele e causar manchas, sabia disso? Portanto, sempre que sair, indiferente se for um local com exposição solar ou não, lembre-se de utilizar filtro solar!

Outra possível causa para o aparecimento de manchas no rosto, é a genética. Ela possui grande influência na aparição de manchas, e se dá, principalmente, nas sardas.

É possível prevenir as manchas no rosto?

“Prevenir é melhor do que remediar”, já escutou essa frase? Com as manchas, é a mesma coisa! É possível sim prevenir as manchas no rosto, e fazer isso é muito simples. 

Separei cinco itens fundamentais para a prevenção, que podem ajudar para o não aparecimento das manchas. São eles:

  1. Usar protetor solar, mesmo com baixa exposição;
  2. Utilizar loções calmantes e cremes hidratantes;
  3. Ler as bulas de medicamentos, pois alguns deles causam manchas como efeito colateral!
  4. Manter a pele refrescada e hidratada;
  5. Consumir vitamina C.

Existe tratamento para as manchas no rosto?

Caso a prevenção não tenha sido uma solução eficiente para o seu caso, fique tranquila! Atualmente existem diversas maneiras de tratamento, incluindo métodos caseiros e procedimentos estéticos.

Métodos caseiros

Os métodos caseiros são a primeira opção para quem tem manchas no rosto. Porém, este é um método que é contra indicado de ser feito. 

O primeiro motivo para não fazer é que pode dar muito errado. O segundo motivo é que pode acabar piorando a situação. 

Ao invés de buscar receitas para acabar com as manchas no rosto, pense no método caseiro como prevenção. Utilize os itens que listei acima como se fossem a sua receita para prevenir o aparecimento das manchas. 

Depois que elas aparecerem, não busque receitas caseiras para removê-las. O mais indicado é que você procure por uma clínica estética. Estes profissionais darão à você o melhor tratamento possível e não colocarão a sua pele em risco.

Procedimentos estéticos

Os procedimentos estéticos para tirar manchas no rosto podem ser usados em conjunto de “tratamento x bem estar”. Assim como mencionei no início deste conteúdo, as manchas causam muito desconforto para quem as tem. Logo, buscar ajuda é ótimo para o tratamento, assim como para o bem estar pessoal.

E para amenizar ou ainda remover as manchas, existem várias opções. Veja algumas delas:

  • Limpeza de pele

A limpeza de pele é fundamental para quem possui manchas na pele. Com ela, é possível deixar a pele limpa e preparada para receber todo tratamento necessário. Ela pode ser feita no rosto, no colo e até mesmo nas costas.

  • Microagulhamento elétrico (Dermapen)

O microagulhamento estimula a cicatrização natural da pele, induzindo ainda a produção natural do colágeno. Além de recuperar as células da pele, esse procedimento reduz as rugas, aumenta a firmeza, melhora a pigmentação e o tom da pele.

  • Peeling

Além de reduzir as manchas causadas pela idade e pelo sol, o peeling é utilizado para reduzir as cicatrizes de acnes, renovar as camadas da pele, eliminar as rugas e linhas de expressão e muito mais! Como ele é um processo químico, é aconselhado o uso de creme hidratante com filtro solar.

Quanto tempo leva para ficar com a pele renovada?

Essa dúvida é muito comum quando alguém inicia qualquer tipo de tratamento. Os tratamentos estéticos, em sua maioria, possuem resultado já na primeira sessão. No entanto, é preciso analisar cada caso para então, ter uma previsão mais assertiva de quando a pele ficará renovada por completo.

Aqui na SmartLIPO, por exemplo, é realizada uma avaliação antes de qualquer procedimento estético. Nesta avaliação são definidas a quantidade de sessões necessárias, o que esperar de resultados, quanto tempo leva para chegar no resultado esperado, entre outros alinhamentos.

Se você possui alguma mancha no rosto ou em qualquer outro lugar no seu corpo e está insatisfeita com ela, agende a sua avaliação gratuita! Nela você poderá conhecer o nosso espaço e saber o que podemos fazer para lhe auxiliar!