A retenção de líquido atinge homens, principalmente os hipertensos, e mulheres, quase sempre em função de alterações hormonais. A notícia boa é que ela pode ser tratada com alguns cuidados, que vão desde mudanças na dieta alimentar até a indicação de remédios, quando ela é causada por doenças cardíacas ou renais.

Portanto, continue a leitura e saiba o que causa a retenção de líquido, o que fazer para evitar o problema e quais os tratamentos disponíveis!

O que é retenção de líquido?

Retenção de líquido ou retenção hídrica é o acúmulo excessivo e anormal de fluidos entre as nossas células. Isso resulta em inchaço nos pés, tornozelos e pernas, contribuindo também para aumentar o volume da barriga e para o aparecimento de celulite.

O problema ocorre quando o sangue chega até as pernas e tem dificuldade em voltar ao coração. O resultado é a saída de líquidos vindo do sangue, que ficam entre as nossas células e provocam inchaço.

Muitas vezes, os edemas são causados pelo excesso de sal e sódio na dieta alimentar e por outros motivos que veremos a seguir. Porém, se você perceber um aumento de peso igual ou acima de dois quilos em quatro dias, procure ajuda médica, pois pode ser um sintoma de doença renal ou cardíaca.

O que causa a retenção de líquido?

A retenção de líquidos é um problema que possui várias causas. Confira:

  • consumo excessivo de sal e sódio;
  • pouca ingestão de água;
  • ficar muito tempo parado na mesma posição (em pé ou sentado);
  • sedentarismo, falta de atividade física;
  • uso de pílula anticoncepcional ou de determinados medicamentos para pressão ou coração;
  • tensão pré-menstrual;
  • gravidez;
  • mudanças no funcionamento da tireoide;
  • doenças renais, cirrose hepática, cardiomiopatia ou insuficiência cardíaca.

O que fazer para reduzir a retenção de líquido?

Existe uma série de cuidados para combater o inchaço causado pela retenção hídrica. Confira:

  • beber água (quanto mais água, melhor, mas precisa ser, no mínimo, dois litros por dia);
  • beber chás diuréticos, como chá-verde, hibisco e outros, que ajudam a eliminar os líquidos do corpo;
  • reduzir a ingestão de sal e de sódio (substância presente em alimentos processados, enlatados, macarrão instantâneo, caldos e temperos prontos, embutidos em geral, maionese, biscoitos salgados e outros carboidratos refinados);
  • incluir na dieta alimentos diuréticos e ricos em água, como melancia, melão, morango, abacaxi, maçã, cenoura, tomate e pepino, entre outros;
  • consumir banana, laranja, abacate, folhas de beterraba cozida, iogurte desnatado, amêndoas, nozes e outros alimentos ricos em potássio, magnésio e vitamina B6, pois eles ajudam a diminuir o nível de sal no organismo;
  • elevar as pernas por 15 minutos ou mais no final do dia (você pode deitar, colocando um travesseiro embaixo das pernas ou sentar em uma cadeira, levantando as pernas até a altura do quadril);
  • fazer drenagem linfática, que é uma massagem específica para auxiliar na eliminação de líquidos e diminuir o inchaço. Ela pode ser realizada manualmente, de forma mais suave, ou com equipamentos eletrônicos específicos para drenagem linfática (pressoterapia);
  • realizar exercícios físicos, como caminhar, correr, andar de bicicleta com uma marcha mais pesada ou pular corda.

Como diminuir a retenção de líquidos na gravidez?

O inchaço é um sintoma bastante comum durante a gravidez, em função das mudanças hormonais que ocorrem no organismo feminino. O problema se agrava a partir do segundo trimestre de gestação, uma fase em que a mulher se sente menos disposta para caminhar ou praticar alguma atividade física.

A indicação para diminuir os edemas é usar meias elásticas nos pés e pernas (elas devem ser calçadas antes da mulher levantar da cama). Além disso, a gestante deve reduzir a ingestão de sal e de produtos industrializados que, como vimos, possuem elevados níveis de sódio, beber bastante água e praticar alguma atividade física, como caminhadas ou outra atividade sob orientação médica.

Com algumas pequenas mudanças no seu estilo de vida, principalmente com relação à dieta alimentar e ao sedentarismo, homens e mulheres, gestantes ou não, podem evitar a ocorrência dos edemas causados pela retenção de líquidos.

A drenagem linfática é uma excelente opção para acelerar a eliminação de líquidos e livrar você dos incômodos inchaços. Entre em contato conosco e saiba mais sobre esse tratamento!

 

E aproveite que está aqui para conferir outros conteúdos interessantes sobre saúde e beleza no nosso blog!