O que causa flacidez? Com o tempo, nosso corpo vai passando por transformações. Mas a boa notícia é que temos como reduzir isso. Saiba como!

O envelhecimento e as mudanças em nosso corpo são normais, e surgem com o passar do tempo. A boa notícia é que com alguns cuidados básicos podemos evitar ou retardar esse envelhecimento. 

E quando já não é mais possível evitar por formas naturais, temos procedimentos estéticos muito eficientes para cada tipo de problema.

A flacidez é um sintoma bem comum do envelhecimento da pele, tanto do rosto quanto do corpo. Mas você sabia que há como prevenir a flacidez ou até tratar? Com algumas mudanças de hábitos e ajuda de dermocosméticos,  certos, é possível deixar a pele muito mais firme, bonita e saudável. 

 

O que causa flacidez?

A flacidez, que pode atingir o rosto e o corpo, é um processo natural do envelhecimento que se dá com o passar dos anos, mas pode ser agravada por maus hábitos alimentares, sedentarismo e tabagismo.

Mas, afinal, o que causa flacidez? O surgimento de flacidez está relacionada, principalmente, pela perda na produção de colágeno, que promove firmeza, sustentação e elasticidade da pele. Neste período há também a falta de ácido hialurônico, molécula responsável por deixar a pele hidratada e preenchida, garantindo os contornos faciais.

Com o avanço da idade e as perdas dessas substâncias, a flacidez e os sinais de envelhecimento ficam mais visíveis na pele.  Há ainda o envelhecimento acelerado, causado por outros fatores, como exposição ao sol, estresse, poluição, e como já falamos, o tabagismo e má alimentação.

 

Como evitar a flacidez?

Como a pele é o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, destaca que sua saúde e aparência estão diretamente ligadas aos hábitos alimentares e ao estilo de vida escolhido.

Você pode prevenir a flacidez desenvolvendo alguns hábitos saudáveis. Ter uma alimentação equilibrada contribui para prevenir e até diminuir a flacidez. Então invista em alimentos antioxidantes, como leite, peixes e cereais, que ajudam a manter a pele firme. 

 

Mexa-se

Outra dica muito importante é praticar exercícios físicos com regularidade, como pilates e musculação, que estimulam o tônus muscular,  diminuição do tecido adiposo além de provocar uma melhora na circulação. 

Isso é fundamental, porque a gordura pode esconder o músculo tonificado, causando a flacidez. Desta forma você consegue controlar o peso, evitando o efeito sanfona, que deixa a pele flácida e pode causar estrias. 

 

Abuse do protetor solar o ano todo

Outra dica é massagear os músculos faciais, ajudando a manter a pele firme, evitando a flacidez muscular. Use o protetor solar diariamente, pois a exposição ao sol, faz com que a pele perca a força causando o envelhecimento precoce. 

Existem protetores solares com fator mais elevado, e apropriados para peles mais maduras. Estes produtos geralmente têm a presença de ácido hialurônico que garante a hidratação intensiva da pele e ação anti envelhecimento, reduzindo rugas e linhas de expressão. 

Há também protetores específicos para peles oleosas e sensíveis, capazes de  proteger e reverter danos das fibras de colágeno, melhorando a firmeza da pele  e prevenindo a flacidez. 

 

Use cosméticos próprios para cada tipo de pele

Atualmente existem diversos tratamentos e dermocosméticos, que ajudam a combater a flacidez da pele. Através da orientação de um médico dermatologista, você irá observar bons resultados com o uso de diferentes protocolos de tratamento que estimulam a produção de colágeno. 

Você também pode usar dermocosméticos para tratamento da pele corporal, com componentes próprios para sua pele e que promove o tônus da pele, minimiza o aspecto de celulite e controla o volume de gordura no tecido adiposo.

 

Bons e maus alimentos

A alimentação é uma grande aliada no combate à flacidez. Para evitar o surgimento e o agravamento da pele flácida, fuja da alimentação inadequada, como consumir doces, álcool, refrigerantes, frituras, alimentos embutidos e ricos em sódio. 

Você pode também contar com a ajuda extra de alimentos que ajudam a deixar a pele mais firme. A gelatina, por exemplo, contém grande quantidade de colágeno, que além de melhorar a aparência da pele, também é ótima para unhas e cabelos.

As frutas vermelhas, como amora e morango, são ricas em antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres na pele e combatem a retenção de líquidos.. Enquanto isso, os alimentos alaranjados são ricos em vitamina A e as frutas cítricas em vitamina C. A dica é também consumir carnes magras, já a aveia é capaz de ajudar a produção de colágeno.

 

Tratamentos estéticos da SmartLipo

Agora que você já sabe o que causa flacidez, saiba que além de todos esses cuidados diários, também é possível contar com procedimentos estéticos específicos para melhorar a pele. Para quem quer um tratamento, com resultados mais rápidos, eficientes e certeiros, a SmartLIPO tem uma série de opções, dependendo de cada tipo de pele e do que você busca. Vamos mostrar alguns específicos para o cuidado com a flacidez da pele. Veja.

 

Ultrassom macrofocado

O HERUS é uma tecnologia HIFU, um ultrassom macrofocado,  que se difere de qualquer tecnologia do mercado, por atingir as camadas mais profundas da pele, gerando pontos de coagulação. Quando estimulado, forma a produção de novo colágeno, criando-se o efeito de lifting, ou seja, deixando a pele mais firme. 

Podemos ver os efeitos em apenas uma sessão ao ano. O HERUS HIFU  permite tratar qualquer fototipo de pele, (branca, parda, amarela ou negra), permitindo também, tratar a flacidez em qualquer época do ano, seja verão ou inverno. 

 

Radiofrequência

A Radiofrequência cuida da flacidez tissular. Age profundamente na pele, assegura o aumento da nutrição, oxigenação e colágeno..

A corrente eletromagnética, penetra nos tecidos promovendo uma intensa agitação molecular, o que gera aumento da temperatura do tecido local. 

Como resultado, as fibras colágenas contraem, aumentando a síntese de um novo colágeno, além de incrementar o aporte sanguíneo e vascularização na área. Isso promove a descompressão dos tecidos tratados, justificando os efeitos nas aderências e flacidez da pele. 

 

Carboxiterapia

É um tratamento realizado através da aplicação do gás carbônico medicinal em diferentes camadas da pele. Esse gás é um potente vasodilatador, que ativa a drenagem venolinfática, aumentando a oxigenação do tecido e a renovação das fibras elásticas, promovendo retração, enrijecimento e revitalização da pele. 

 

Gostou das nossas dicas? Continue acessando nosso blog e saiba mais sobre estes e outros assuntos. Quer realizar um procedimento estético para tratar a flacidez? Entre em contato e agende sua avaliação.

banner para entrar em contato com as unidades SmartLIPO