A depilação permanente é uma importante aliada na rotina de muitas pessoas, já que proporciona beleza, higiene e praticidade duradouras. 

Além disso, ela se apresenta como uma opção altamente eficaz, podendo substituir métodos de depilação mais convencionais, como a cera e as lâminas, por exemplo. 

Continue lendo para descobrir mais sobre a depilação definitiva, além de conhecer detalhes da depilação a LED, que é o método mais seguro, moderno e eficiente do mercado.

O que é e quais são os tipos de depilação definitiva?

Este procedimento envolve a remoção dos pelos em áreas como pernas, axilas, virilha, buço, peito, entre outras, tanto em homens quanto em mulheres. 

Em certos casos, o tratamento adotado resulta na eliminação de quase todos os pelos, mas há situações em que eles voltam a crescer, porém de forma mais fraca e escassa. Com isso, é possível melhorar a rotina e reduzir o impacto na pele ao longo do tempo.

Existem dois métodos de depilação definitiva, que são:

  • Depilação a laser

Envolve o uso de dispositivos a laser, que emitem um feixe de luz intenso na pele, sendo atraído pela melanina e transformado em calor. Quando o laser alcança a haste escura do pelo, toda a energia é transferida para o folículo piloso, destruindo a estrutura que é responsável pelo crescimento do pelo. 

A quantidade ideal de sessões para cada indivíduo deve ser avaliada individualmente por um profissional, levando em conta as particularidades de cada caso.

Importante: o tratamento não tem eficácia com pelos claros, como os loiros e os ruivos, pela baixa concentração de melanina.

Principais benefícios da depilação a laser:

  • Os pelos caem por si só: após alguns dias da sessão, os resultados já podem ser vistos desde a primeira vez.
  • Economia de tempo: em poucos minutos, todas as áreas podem ser depiladas com o laser e os pelos começam a ter um ritmo de crescimento mais lento. Ou seja, por muito tempo não haverá a preocupação de aparar os pelos (necessário apenas nas vésperas da próxima sessão).
  • Maciez na pele: já que a pele não será mais submetida à lâmina e à cera, os processos inflamatórios, como foliculite e escurecimento das regiões, serão minimizados.
  • Melhor custo-benefício: apesar do valor da depilação a laser parecer alto, no final das contas, você economiza muito mais. 
  • Maior segurança: os procedimentos são realizados por profissionais qualificados e treinados e você recebe todo o acompanhamento pré e pós-tratamento.
  • Colabora com o meio ambiente: como não há o descarte de lixo ou de materiais nocivos, esse método ajuda a tornar o mundo mais sustentável.
  • Fotodepilação 

É realizado por meio de um equipamento que emite luz pulsada, responsável por “destruir” as células germinativas do pelo, fazendo com que ele só volte a nascer quando elas se regenerarem. Vale destacar que isso pode nunca mais acontecer ou demorar meses ou até anos.

Principais benefícios da fotodepilação:

  • É indicada para casos de foliculite ou pessoas que sofrem com pelos indesejados em qualquer região do corpo.
  • Promove resultados duradouros, se comparados com os métodos de depilação convencionais.
  • É menos agressiva do que a depilação a laser.
  • Diferentemente da depilação a laser, é considerada indolor pela maioria das pessoas.
  • O custo da sessão é mais baixo em relação à depilação a laser. 

Conheça a depilação a LED Holonyak

Esta é uma grande novidade no mercado de estética, que já chegou na SmartLIPO! O método é o que há de mais moderno e possui alta tecnologia, visto que a depilação é feita com LED, sendo utilizado para eliminar definitivamente o pelo, de forma ágil, assegurando resultados rápidos.

Além disso, entre as opções apresentadas, é a que possui maior durabilidade e menor índice de intercorrências, sendo menos doloroso do que a depilação a laser.

Como funciona?

A remoção dos pelos é realizada por meio da fototermólise seletiva do bulbo capilar, onde está a raiz do pelo. O feixe de LED projetado na região é conduzido em toda a extensão do fio. 

Desta forma, afeta as estruturas de nutrição, favorecendo a eliminação dos pelos. Além disso, usa a luz fria para a retirada completa do pelo.

Quais são os benefícios?

  • Durabilidade até 10x maior que o laser.
  • Maior conforto e segurança para os pacientes.
  • Atende a todos os fototipos com segurança e efetividade, sem causar manchas na pele.
  • Melhor resultado com menos sessões.
  • Praticamente indolor.
  • Método testado e aprovado.
  • Pode ser realizada em várias partes do corpo, tanto para mulheres quanto para homens.
  • Ajuda a diminuir a foliculite e manchas provocadas pela depilação com lâminas.

Saiba mais sobre esse assunto: Depilação a led Holonyak: novo método de depilação definitiva

Mitos e verdades sobre a depilação definitiva

Confira os principais mitos e verdades a respeito desse procedimento:

  • Laser e luz pulsada são a mesma coisa – MITO

O laser possui comprimento de onda específico, que varia de acordo com a tecnologia. Sua energia é absorvida pelo cromóforo-alvo, que, no caso da depilação definitiva, é a melanina do pelo, preservando as estruturas vizinhas.

Enquanto isso, a luz pulsada não tem comprimento de onda específico, trabalhando com uma energia ampla e dispersa, atingindo diferentes alvos: a melanina, os vasos sanguíneos e o colágeno. 

  • Não é indicado fazer laser em pele bronzeada – VERDADE

Quando a pele bronzeada é exposta aos procedimentos de depilação definitiva, pode gerar uma queimadura. A ressalva é para o método de depilação a LED, que não oferece riscos às pessoas, já que é adequado a todos os fototipos de pele, inclusive a bronzeada.

  •  A depilação a laser é definitiva – VERDADE

A afirmação é real, no entanto, é melhor dizer que ela é duradoura ao invés de definitiva. Isso porque o laser consegue destruir a raiz germinativa do pelo e este folículo que foi atingido não voltará a nascer, mas uma disfunção hormonal pode fazer com que novos pelos nasçam.

Dessa forma, indica-se sessões periódicas de manutenção, para inibir esse novo crescimento.

  • Uma sessão é suficiente para acabar com os pelos – MITO

Os pelos do corpo, mesmo que na mesma região, nunca estão na mesma fase. Por isso, a cada sessão, somente parte deles é destruída (aqueles que estão na fase anágena). Sendo necessárias mais de uma sessão para que todos os fios sejam eliminados. 

  • Depilação definitiva dói muito – MITO

Por conta da tecnologia presente nos equipamentos de hoje em dia, os procedimentos são quase indolores. É claro que a dor varia de acordo com a sensibilidade de cada pessoa e, dependendo da área e do parâmetro utilizado, o desconforto pode ser maior sim, mas sempre é bem tolerado.

  • Depilação a LED causa câncer – MITO

A luz utilizada para depilação definitiva mantém o DNA das células, portanto, não há chances de uma pessoa desenvolver o câncer a partir dessa prática. 

Essa luz foca em destruir somente a melanina do pelo, evitando penetrar nas camadas mais profundas e minimizando os danos às demais estruturas em volta do fio.

Conheça os tratamentos de depilação SmartLIPO

A SmartLIPO conta com o que há de mais moderno em diversos tratamentos, e isso não seria diferente com a depilação. Clique aqui e conheça mais sobre o método utilizado na clínica.