As temidas estrias, que são cicatrizes causadas pelo rompimento das fibras elásticas da pele, surgem tanto em homens quanto em mulheres. Essa situação pode gerar um grande incômodo e até mesmo a baixa autoestima. 

A boa notícia é que as estrias podem ser tratadas por meio de procedimentos tecnológicos seguros, adaptados às características individuais de cada pessoa. Continue lendo para conhecer mais sobre os principais tipos de estrias e os melhores tratamentos disponíveis.

Quais são os tipos de estrias?

As estrias são classificadas em dois tipos, de acordo com a fase em que ela está: as brancas e as vermelhas. Confira as diferenças entre cada tipo:

  • Estrias vermelhas (rosadas)

As estrias mais recentes apresentam uma coloração avermelhada e arroxeada. Nessa fase, a circulação sanguínea ainda está presente na área afetada, indicando que a região não foi totalmente comprometida. 

A tonalidade pode variar entre avermelhado e arroxeado, dependendo do tom de pele da pessoa. É nessa fase que os tratamentos costumam ser mais eficazes, devido à maior capacidade de regeneração da pele.

  • Estrias brancas (nacaradas)

Como o próprio nome sugere, tem uma coloração esbranquiçada, e indica que a marca já se tornou uma cicatriz. Ou seja, estão há mais tempo na pele. Elas ficam brancas, pois já não tem processo inflamatório na região e não há mais circulação sanguínea local.

Leia mais: Estrias: tudo o que você precisa saber em um único lugar

Opções de tratamento para estrias

Diferentes tipos de estrias requerem tratamentos estéticos específicos, levando em consideração as características individuais de cada pessoa. A seguir, apresentamos alguns dos tratamentos mais eficazes para esse caso:

  • Carboxiterapia

O tratamento consiste na aplicação de gás carbônico medicinal em diferentes camadas da pele. Esse gás ativa a drenagem venolinfática, promovendo a oxigenação do tecido e estimulando a renovação das fibras elásticas. Isso resulta em revitalização, aumento da firmeza e retração da pele, deixando-a mais firme.

  • SMARTSTRIL

Essa técnica não invasiva tem como promessa melhorar a aparência de estrias brancas em até 80% já na primeira sessão. No tratamento, são utilizados equipamentos de última geração e produtos ortomoleculares específicos para esse método.

O procedimento estimula a eliminação de radicais livres, a regeneração da pele, além de promover a produção de colágeno e elastina, essenciais para a melhoria da aparência das estrias.

  • Dermapen

É um dispositivo eletrônico que se assemelha a uma caneta, em que um jogo de agulhas descartáveis é colocado em sua extremidade. Ele gera uma vibração e faz com que as ponteiras façam movimentos de “vai e vem”, entrando e saindo do dispositivo. Com isso, se torna um excelente aliado no tratamento de estrias e diversas outras condições.

  • Ultrassom Macrofocado

Essa tecnologia é capaz de atingir as camadas mais profundas, gerando pontos de coagulação nas áreas de sustentação da pele, o chamado SMAS. Quando estimulado, forma a produção de novo colágeno (neocolagênese), criando um efeito lifting, ou seja, deixando o aspecto da pele mais firme.

Os resultados podem ser notados com apenas uma única sessão ao ano e potencializados conforme o tempo.

Cuidados após realizar tratamentos para estrias

Independentemente do tratamento realizado, alguns cuidados são indispensáveis para garantir a durabilidade do procedimento e os bons resultados.

Os principais são: hidratação da pele por meio de cremes e ingestão de líquidos. Além disso, vale lembrar para evitar a exposição ao sol. 

O profissional responsável pelos tratamentos também pode indicar outras precauções, que devem ser seguidas à risca.

Conte com a SmartLIPO no tratamento das estrias

Na SmartLIPO, você encontra uma grande variedade de procedimentos para dar adeus às estrias e recuperar a sua autoestima. Entre em contato com a equipe e descubra qual é a melhor opção para o seu caso.