Alguns cuidados durante a gravidez contribuem para evitar a flacidez pós-parto. Confira a seguir, algumas dicas importantes que vão te ajudar nesta tarefa!
Durante os nove meses de gestação, o organismo feminino passa por inúmeras transformações hormonais e físicas. Entre outras mudanças, os seios da futura mamãe aumentam bastante de tamanho e os seus músculos abdominais se distendem, podendo provocar o rompimento das fibras musculares.
No entanto, com alguns cuidados ainda durante a gravidez e depois do nascimento do bebê, é possível combater a flacidez pós-parto ou, pelo menos, minimizar os seus efeitos.
Continue a leitura e saiba como se cuidar durante a gestação para evitar problemas com a flacidez e o aparecimento de estrias.
Cuidados para evitar ou reduzir a flacidez pós-parto
Existem alguns cuidados que devem fazer parte da rotina da gestante durante toda a gravidez. Confira a seguir, quais são esses cuidados:
1- Usar cremes hidratantes
Logo que descobre que está esperando bebê, a mulher deve caprichar na aplicação de cremes à base de óleos vegetais, como amêndoa e macadâmia, para hidratar a pele, especialmente nos seios, na região da barriga e dos quadris. Eles são fundamentais para hidratar e fortalecer o tônus da pele.
2 – Fazer atividades físicas
Praticar exercícios físicos leves – como caminhadas ou hidroginástica – para fortalecer a musculatura e facilitar a circulação sanguínea também ajuda a prevenir a flacidez pós-parto.
No entanto, durante a gestação, qualquer atividade física extra deve ser realizada somente com o conhecimento e a orientação do seu médico.
3 – Ter uma alimentação saudável auxilia na flacidez pós-parto
Ter uma dieta alimentar equilibrada, priorizando cardápios saudáveis e evitando ao máximo produtos industrializados, excesso de açúcar, sal e gorduras, também ajuda a evitar o ganho de peso excessivo, que também é um fator que causa flacidez e estrias.
Quando ocorre um aumento de peso exagerado, as fibras elásticas da pele podem sofrer ruptura. Mas, se a gestante engorda somente o necessário – o ideal é engordar entre 9 e 12 kg – fica mais fácil para ela recuperar o peso que tinha antes da gravidez e o seu tônus muscular também se mantém mais firme.
4- Realizar procedimentos estéticos não invasivos
Durante a gestação, a radiofrequência é um procedimento ótimo para estimular o colágeno e preparar a pele para o estiramento. Ela age profundamente na pele, assegurando o aumento da nutrição, oxigenação e colágeno.
A drenagem linfática é outro procedimento de ouro, que auxilia na redução das dores causadas pelo inchaço e elimina a retenção de líquidos do corpo.
Cuidados após o nascimento do bebê
Os cuidados com o corpo devem permanecer depois da chegada do bebê. É importante manter uma alimentação saudável e não esquecer de hidratar a pele (isso inclui beber bastante água).
A importância da amamentação
Além de importantíssimo para a saúde do bebê, amamentar o recém-nascido contribui para tornar o metabolismo da mulher mais acelerado e também estimula o abdômen e os demais órgãos a voltarem para os seus lugares.
Além disso, a amamentação ajuda a queimar calorias, auxiliando a mulher na perda de peso e reduzindo a flacidez na região da barriga.
Tratamentos estéticos para a flacidez pós-parto
Depois do nascimento do bebê, a mãe pode realizar alguns tratamentos estéticos que auxiliam no combate à flacidez pós-parto.
Massagens de drenagem linfática uma ou duas vezes por semana, por exemplo, melhoram a circulação, eliminam toxinas do organismo, devolvem a elasticidade da pele e ainda auxiliam na redução de celulites.
A radiofrequência utilizada durante a gestação, torna-se ainda mais útil para tratar a flacidez pós parto, assim como a eletroestimulação, que melhora a diástase e fortalece o músculo do abdômen.
O ultrassom macrofocado também é uma ótima alternativa para acabar com a flacidez. Isso porque, ela é uma tecnologia diferente de todas as outras do mercado, pois atinge as camadas mais profundas da pele, gerando pontos de coagulação (o chamado SMAS). Quando ele é estimulado, ele forma a produção de um novo colágeno, deixando a pele com aspecto mais firme.
Além de todos os itens citados acima, para eliminar de vez a flacidez pós parto, é possível investir em uma lipo sem cortes. Através da quebra das moléculas de gordura, esse procedimento intensifica a redução da gordura localizada, eliminando toxinas, melhorando a circulação sanguínea e acelerando o metabolismo local.
É importante destacar que todo e qualquer tratamento estético realizado antes e após o parto, terá melhores resultados se vier acompanhado de uma alimentação saudável e de exercícios físicos regulares.
Você gostou deste conteúdo? Talvez suas amigas também gostem! Compartilhe estas informações com elas nas redes sociais. Além disso, conte para gente a sua experiência aqui nos comentários! Ficaremos felizes se pudermos ajudar em algo!