Os cuidados com a pele no inverno são super importantes para manter a pele bonita e saudável na estação mais fria do ano. Saiba mais!

 

Os primeiros sinais de que o inverno está próximo, já chegaram. Lareira, vinho, comidas quentes, um cobertor, tudo isso é muito gostoso. Mas devemos pensar que o frio também tem seus problemas, como os sintomas gripais, o cabelo, as unhas e a pele ficam ressecados.

A pele pode parecer muito mais áspera ou oleosa que o normal, mais opaca e sem vitalidade. Os sinais mudam conforme cada rotina. No entanto, é possível reverter  esse quadro com algumas dicas simples e cuidados com a pele no inverno.

É muito importante manter a pele saudável. Não estamos falando apenas de aparência e pele jovial, mas da função da pele como barreira protetora para o organismo. 

Com as baixas temperaturas, é comum também acontecer a redução da umidade do ar. Com isso, o tecido cutâneo fica mais propenso ao ressecamento. A pele fica mais sensível e podem ocorrer lesões. 

 

Como fica a pele no inverno?

Pelo fato de no inverno, não sentir tanto calor, quanto no verão, não temos o hábito de tomar tanta água, como de costume e a pele é a primeira a sentir falta. 

E se você é uma dessas pessoas que adora tomar banho com água quente para lidar com o frio, tome cuidado! Essa prática, quando constante, pode causar uma remoção da oleosidade natural da pele de forma mais intensa. 

Entre os principais sintomas da pele ressecada no inverno, estão:

  • Aparência opaca e sem vida;
  • Descamação da pele, especialmente na região do nariz, queixo e testa;
  • Sensação de aspereza, pele mais grossa, ao toque;
  • Coceiras e alergias pela desidratação;
  • Aspecto esbranquiçado, que indica a falta de proteínas.

 

Mas o contrário também pode ocorrer, ou seja, ao invés de ficar mais ressecada, a pele produz mais oleosidade, como mecanismo para se proteger da desidratação.  Neste caso, o banho muito quente e demorado incentiva a produção excessiva de óleo, para compensar o que perdeu, resultando em um aspecto oleoso e brilhante. 

Outro ponto negativo é a alimentação, já que no inverno a tendência é nos alimentarmos com comidas mais gordurosas e pesadas. Como doces e chocolates, além de outros alimentos que ajudam na produção sebácea com  muito mais intensidade.

 

Dicas de cuidados com a pele no inverno 

Os cuidados com a pele no inverno são muito importantes, continue a leitura e confira nossas dicas.

 

  1. Beba muita água

A hidratação da pele começa de dentro para fora.  Sendo assim, por mais clichê que possa parecer esta dica, ela é indispensável. Para evitar o esquecimento, carregue com você sempre uma garrafa de água, e vá bebendo ao longo do dia.

Para complementar essa hidratação, você pode substituir por chás e sucos, por exemplo. Assim, você dá uma variada nos líquidos, e de quebra, consome frutas e todas as propriedades das infusões. 

 

      2 – Aumente a umidade do ar

Ao aumentar a umidade do ar você estará evitando o ressecamento da pele, justamente por desenvolver as pequenas moléculas de água no ambiente. E existem várias formas de fazer isso.  

Você pode deixar uma toalha molhada no ambiente, uma bacia com água ou mesmo plantas, que ajudam a deixar o local mais úmido. Ou se preferir, você pode comprar um umidificador de ar.

 

     3- Fique atenta a temperatura do banho

Para quem gosta de tomar banhos longos e quentinhos, de fato isso é muito atrativo, mas para a pele não faz bem. A água muito quente pode inflamar a pele e causar vermelhidão, coceira e até descamação. Resumindo, é como se você tivesse uma queimadura do sol. Ou seja, pode causar um desequilíbrio na quantidade de óleos, gorduras e proteínas que mantém a pele saudável.

Evite lavar as mãos com água muito quente, é uma parte do corpo que fica bastante exposta e pode causar ressecamento e até rachaduras, assim como os pés, tenha cuidado ao lavar e secar muito bem para não criar fungos.

 

     4 – Abuse de hidratantes faciais e corporais

Além de evitar banhos muito longos e quentes, o uso de hidratante facial, corporal e para os lábios é fundamental para evitar o ressecamento. Tenha cuidado para que o hidratante escolhido seja adequado para o seu tipo de pele. 

Nesta mesma linha, buscando a hidratação do corpo, não podemos esquecer o uso do protetor solar. Ele age criando uma barreira de proteção, contra o contato direto com o vento gelado e ainda protege a pele dos raios solares.  

 

   5 -Alimentação correta

 A alimentação auxilia diretamente no combate à desidratação. Durante a época fria, devem ser consumidos alimentos ricos em  antioxidantes, selênio e vitamina E, encontrados principalmente nas frutas, verduras e legumes.  Manter a ingestão de água também é necessário, além disso pode incluir sucos e chás na sua dieta. 

 

Roupas e acessórios 

Manter o corpo aquecido e protegido do frio, também são formas de cuidar da pele nas temperaturas mais baixas, principalmente para quem tem alergia ao frio. As regiões mais afetadas nestes casos são  as mãos, os pés,  nariz e orelhas. 

O cuidado é necessário não somente para evitar as alergias, mas para manter a pele protegida evitando o ressecamento. 

 

Melhor momento para realizar procedimentos estéticos

Além de todos esses cuidados, você também pode aproveitar o inverno para realizar procedimentos estéticos e deixar sua pele ainda mais bonita. Essa é a época ideal, pois a exposição ao sol é menor e com isso, os cuidados são facilitados 

 

Aproveite essa estação!

Após estas dicas preciosas, aproveite os dias nublados, abra um vinho, pegue uma manta e se jogue no sofá. Uma boa pedida também é a lareira, mas cuidado para não se aproximar muito, já que o calor também pode causar prejuízos à pele.

Ou aproveite para conhecer lugares encantadores que temos no Brasil, principalmente no Sul, que no inverno ficam ainda mais charmosos. 

Continue acompanhando mais dicas de cuidados pessoais aqui no nosso blog

banner para entrar em contato com as unidades SmartLIPO