A criolipólise é um tratamento muito eficaz para a perda de gordura localizada, eliminando parte dela através do congelamento de gordura. Saiba como!
A criolipólise é sucesso nas clínicas entre mulheres e homens que buscam eliminar a gordura localizada.
É um procedimento pouco invasivo que através de baixas temperaturas congela as células de gordura e as elimina do organismo. Não é à toa que é considerada uma lipoaspiração não invasiva.
Por isso, preparamos este conteúdo com todas as informações sobre o procedimento, como ele funciona, para que serve, seus benefícios e mais. Confira!
O que é criolipólise?
A criolipólise é um tratamento estético utilizado para a eliminação de gordura. Sua definição basicamente é a quebra de gordura através do frio. É um método não invasivo que congela e reduz a gordura presente no interior da região tratada.
Este procedimento é realizado através da aplicação de placas sobre a pele promovendo o resfriamento e congelamento das células de gordura a uma temperatura baixa, em torno de -7º C.
Em baixas temperaturas, a célula de gordura “morre” e posteriormente é eliminada do organismo de forma natural. De acordo com a Associação Brasileira de Dermatologia, com uma única sessão é possível eliminar cerca de 25 % de gordura da região tratada.
Para que serve e quais são seus benefícios?
A criolipólise é um tratamento estético indicado para pessoas que buscam se livrar da gordura localizada (que não caracteriza sobrepeso), mas que não querem passar por intervenções cirúrgicas como a lipoaspiração convencional.
Pode ser aplicado em diversas regiões do corpo como:
- coxas;
- flancos;
- tórax posterior;
- braços;
- abdômen
- entre outras.
O principal benefício da criolipólise é ser um método minimamente invasivo, não necessitando de agulhas e que proporciona um ótimo resultado. Além disso, não é necessário realizar várias sessões consecutivas para que os resultados apareçam.
Contudo vale ressaltar que como em qualquer outro método, se as recomendações repassadas não forem seguidas, os resultados podem não ser satisfatórios.
Em quanto tempo vejo os primeiros resultados da criolipólise?
Os resultados de uma sessão de criolipólise começam a surgir em média 15 dias após ter sido realizado o procedimento. Porém pode levar até 12 semanas para que os resultados completos apareçam.
Após este período o paciente deve retornar à clínica onde realizou o procedimento para passar por avaliação e agendar outra sessão se for necessário.
É indicado realizar uma pausa mínima de dois meses entre as sessões de criolipólise. Além disso, o tempo de duração das sessões normalmente é de 1 hora.
Contudo é possível tratar até quatro regiões em cada sessão. Com aparelhos que possuem 4 placas, por exemplo, todas estas áreas podem ser tratadas simultaneamente, otimizando o tempo do procedimento.
Quanto ao tempo de duração dos resultados obtidos, ele está diretamente ligado aos hábitos e a rotina do paciente. Isto significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas são importantes para garantir a durabilidade do tratamento realizado.
Quais os riscos?
A criolipólise é considerada um procedimento seguro, pois apresenta poucos riscos. Contudo vale ressaltar que é preciso procurar clínicas e profissionais qualificados para realizar o procedimento.
Isto porque quando o aparelho for mal utilizado ou até mesmo se estiver descalibrado, pode causar queimaduras de até 3 grau.
Entre as reações mais comuns após realizar o procedimento, e que não apresentam risco aos pacientes, está o surgimento de hematomas que normalmente desaparecem em até duas semanas.
Além disso, a região tratada pode ficar sensível por conta das baixas temperaturas as quais o tecido é exposto.
Quem pode fazer criolipólise?
Somente um profissional qualificado poderá avaliar e então indicar ou não este procedimento.
Contudo, normalmente a realização de criolipólise é contraindicada nos seguintes casos:
- excesso de peso;
- obesidade;
- hérnia no local;
- urticária;
- crioglobulinemia;
- gravidez;
- esteatose hepática;
- alterações e problemas de pele.
Por isso, é essencial contar com profissionais qualificados e confiáveis, e realizar o procedimento em uma clínica que ofereça todas as condições de segurança necessárias, após passar por avaliação.
Cuidados pré e pós tratamento
Pré tratamento
Antes de realizar o procedimento vale ressaltar que é necessário realizar uma avaliação. Isso porque é preciso avaliar se a criolipólise é o tratamento mais indicado no seu caso.
Se estiver apto a realizar o procedimento não é necessário nenhum cuidado específico antes da sessão, apenas recomenda-se evitar bebidas alcoólicas e medicações anticoagulantes. Além disso, a criolipólise pode ser realizada em qualquer estação do ano.
Pós tratamento
Não é preciso deixar de realizar nenhuma atividade, nem adotar cuidados específicos após realizar a criolipólise. Contudo, recomenda-se evitar saunas e banhos muito quentes, por exemplo, por conta do choque térmico que pode gerar.
Além disso, manter uma alimentação saudável, praticar regularmente atividades físicas e reforçar a ingestão de líquidos que auxiliam na eliminação da gordura pela urina são recomendados.
Ou seja, a criolipólise é um procedimento muito eficaz na eliminação da gordura localizada, apresentando ótimos resultados desde a primeira sessão.
Mas para que os resultados desejados sejam obtidos é necessário que se mantenha uma rotina saudável. Além disso, é preciso procurar profissionais qualificados e que utilizem de equipamentos e técnicas adequadas e seguras.
Você deseja dar adeus às gordurinhas que tanto te incomodam? Nós podemos ajudar! Agende agora mesmo a sua avaliação!