Notou manchas escuras abaixo dos olhos, ou seja, as temidas olheiras? Saiba como diminuir as olheiras e quais os tratamentos que você pode fazer!

Um problema que causa incomodo tanto em mulheres como em homens são as olheiras, que dão a impressão de uma pele cansada e envelhecida. São várias as causas para formação de olheiras, que vão desde noites mal dormidas até características genéticas.

Mas não se preocupe, que tem solução! Existem tratamentos eficientes e seguros que ajudam a diminuir as olheiras tendo excelentes resultados.Saiba mais sobre esses tratamentos e confira nossas dicas para diminuir as olheiras!  

O que são as olheiras?

As olheiras são manchas escuras que aparecem na pálpebra inferior dos olhos, podendo ser causadas devido a fatores genéticos ou fatores externos ao longo de nossa vida. 

Geralmente existem três fatores principais que são responsáveis pelo surgimento das olheiras:  

Acúmulo de melanina

A melanina é o pigmento natural que dá cor à pele, mas quando há acúmulo deste pigmento em regiões específicas podem aparecer manchas mais escuras que a cor da pele. E um dos locais mais comuns em que pode surgir este acúmulo é abaixo dos olhos, provocando o que conhecemos por olheiras.

Acúmulo de hemossiderina

Hemossiderina é considerado um pigmento sanguíneo. O acúmulo deste pigmento acontece por causa da má circulação sanguínea, provocada por fatores externos, como por exemplo a falta de sono. 

A má circulação sanguínea ocasiona o aumento da concentração desse pigmento em algumas regiões, provocando o escurecimento das pálpebras.

Goteira lacrimal profunda

A goteira lacrimal profunda é uma deformidade do canal lacrimal que dá a aparência de um olhar afundado, com uma sombra escura na região onde é traçada a pálpebra inferior, passando a impressão de cansaço.

Quais os tipos de olheiras?

A cor de cada olheira determina qual é o seu tipo. Elas costumam aparecem abaixo dos olhos em diferentes cores, como: arroxeadas, conhecidas como vascularizadas, as marrom que são as pigmentares e as mistas que são a união dos dois tipos anteriores. 

  • Olheiras pigmentares: deixam tons amarronzados na pele, devido ao acúmulo de melanina na região.  
  • Olheiras vasculares: deixa a pele com manchas arroxeadas, causadas por dilatação dos vasos sanguíneos, insônia, cansaço, excesso de sal na alimentação, tabagismo e até mesmo rinite alérgica. Assim, o tecido da pele fica mais fino.  

Dicas para diminuir as olheiras 

Como você pode perceber, alguns hábitos podem ocasionar o surgimento de olheiras. Por isso trouxemos dicas que você pode aplicar no seu dia a dia para evitar o aparecimento das olheiras. 

  • Dormir pelo oito horas ao dia, para ter uma boa noite de sono;
  • Evite fumar;
  • Diminuir o consumo de sal;
  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Beber no mínimo 2 litros de água por dia, para manter o corpo hidratado.

No entanto, além dessas dicas simples que podem ser aplicadas no dia a dia, quando falamos de olheiras muito fundas o mais indicado é buscar por tratamentos estéticos com um profissional qualificado. 

Quais os tratamentos estéticos para olheiras?

Os tratamentos estéticos podem ser indicados para tratar qualquer tipo de olheira, pois com o tratamento certo é possível amenizá-las ou acabar com elas de uma vez por todas. Veja a seguir os tratamentos mais eficientes e modernos para olheiras: 

Preenchimento com ácido hialurônico 

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo corpo, com propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno. Porém, ao longo dos anos a sua produção cai, sendo necessária sua reposição, pois esse ácido preenche os espaços entre as células.

A aplicação do ácido hialurônico na região dos olhos visa o preenchimento das áreas que perderam o volume, além disso auxilia na manutenção da sustentação da pele. 

Peeling de vitamina C

A vitamina C é uma grande aliada em tratamentos de rejuvenescimento cutâneo, pois traz inúmeros benefícios como reverter alguns danos do tecido, melhorar a aparência da pele fotoenvelhecida e proteger contra os danos causados pelos radicais livres.

O peeling de vitamina C é indicado para eliminar as células antigas e promover a renovação e regeneração dos tecidos, principalmente na região ao redor dos olhos, diminuindo as olheiras. 

Carboxiterapia 

O dióxido de carbono medicinal promove um aumento das trocas de oxigênio e do metabolismo que contribuem na irrigação, absorção e nutrição celular, pois estimula a circulação sanguínea. 

Além disso, deixa a pele mais firme e ameniza o aspecto das olheiras e o inchaço na área dos olhos. 

Microagulhamento elétrico – Dermapen

Nesse tratamento, as microagulhas estimulam a cicatrização natural da pele e induzem a produção do colágeno , reduzindo rugas e pigmentação. além disso, esse procedimento melhora a firmeza e o tom da pele 

Como você pode notar, as olheiras podem ser causadas por diversos fatores. Assim como existem muitos procedimentos que podem ser utilizados para tratá-las. Portanto, para saber qual o tratamento para o seu tipo de olheira, procure por profissionais capacitados e especializados.

Quer saber mais? Entre em contato e agende sua avaliação. Contamos com uma equipe capacitada para atender você e oferecer a melhor solução para o seu caso. Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre cuidados com a pele!