Devido a fatores hormonais, a celulite afeta mais as mulheres, mas há outras causas para a sua incidência. Leia o post e saiba como acabar com a celulite!
A celulite é uma inflamação do tecido celular, causada pelo excesso de gordura localizada e pelo acúmulo de líquidos e toxinas na região. Ela é classificada em 4 graus, conforme sua intensidade.
As áreas do corpo mais afetadas pela celulite são as nádegas e as coxas, mas algumas pessoas também têm celulite na barriga, nos quadris e nos braços. Por questões hormonais, a incidência de celulite é maior entre as mulheres.
Não existe um tratamento único para combater a celulite, mas sim uma série de ações, que passam pela mudança de hábitos até a realização de procedimentos estéticos específicos.
Continue a leitura e veja como acabar com a celulite que tanto incomoda você!
Como acabar com a celulite?
Em primeiro lugar, é preciso saber que tipo de celulite você tem, já que ela é dividida em 4 graus. Confira!
Grau 1 – quando as ondulações e irregularidades (os “furinhos” que lembram a casa de uma laranja) só são percebidas ao comprimir a pele.
Grau 2 – ondulações e irregularidades podem ser percebidos sem a compressão da pele.
Grau 3 – além das ondulações, a área afetada apresenta certo inchaço e também pode doer.
Grau 4 – diversos nódulos, inchaço, dor e comprometimento da circulação de retorno.
Detectando o grau, o tratamento indicado para combater ou amenizar as celulites vai depender de cada caso, já que a intensidade do problema varia. Mas, além de tratamentos estéticos, também é necessário adotar alguns hábitos saudáveis. Veja a seguir!
Alimentação adequada
O tratamento contra a celulite envolve ter hábitos alimentares saudáveis. É preciso reduzir o sal, evitar alimentos ricos em açúcar e gordura, substituindo-os por legumes, verduras, frutos, vegetais folhosos, cereais integrais, entre outros.
Alimentos como pepino, maçã, melão, melancia, kiwi, laranja, tomate e espinafre, por exemplo, são desintoxicantes e diuréticos, por isso auxiliam na eliminação de líquidos e toxinas que afetam o organismo, e ajudam a combater a celulite.
Porém, como as necessidades de calorias, proteínas, vitaminas e minerais que devem ser consumidos diariamente variam de pessoa para pessoa, o ideal é consultar um profissional em nutrição para adequar a dieta às necessidades e gosto pessoais.
O que não comer
Da mesma forma que é importante saber o que comer para auxiliar no combate à celulite, também é necessário saber o que não comer!
Alimentos ricos em gordura, sal (sódio) ou açúcar, assim como bebidas alcoólicas e refrigerantes, devem ser deixados de lado. Em vez de frituras, deve-se optar por assar os alimentos.
Aquela deliciosa batata frita pode ser feita no forno e fica igualmente deliciosa. E para “disfarçar” a falta de sal nos pratos, abuse dos temperos e ervas aromáticas.
Lembrando que, quando aquecidas em altas temperaturas, mesmo as “gorduras boas”, como o azeite de oliva, por exemplo, se transformam em gordura saturada ou gordura trans, que podem desencadear processos inflamatórios.
Beber bastante água
O consumo de dois litros de água por dia, no mínimo, faz bem para a nossa saúde de um modo geral. Aqui está incluso o consumo de sucos naturais, chás sem açúcar (o chá verde é uma ótima opção) e até mesmo o líquido presente nos alimentos.
Esse simples hábito faz com que o nosso organismo elimine toxinas e também ajuda os nutrientes a chegarem até a epiderme, reduzindo os sintomas da celulite.
Como a celulite acumula gordura e água sob a pele, e a ingestão de líquidos ativa a circulação sanguínea, fica mais fácil para o corpo eliminá-las.
Exercícios para eliminar a celulite
Praticar exercícios físicos algumas vezes por semana – como caminhada, corrida, ciclismo, pilates ou musculação – é fundamental para amenizar a celulite e para evitar que ela aumente.
Além de eliminar a gordura localizada no bumbum e nos quadris, as atividades físicas também ajudam a eliminar a gordura e melhoram a circulação e a aparência da pele.
Tratamentos estéticos
Dependendo do grau da celulite, além da adoção de hábitos de vida saudáveis, alguns tratamentos estéticos podem ser necessários. Massagens e drenagens linfáticas, ou até mesmo outros procedimentos um pouco mais intensos são algumas opções.
O importante é ter em mente que qualquer tratamento estético, para obter os resultados esperados, precisa ser combinado com bons hábitos.
Deixar de lado os alimentos gordurosos ou com muito açúcar, abolir bebidas alcoólicas e refrigerantes, beber bastante água e praticar exercícios físicos é fundamental para quem quer se livrar das celulites!
E você, de que forma procura cuidar da saúde e estética corporal? Já é adepta de alimentação saudável e pratica algum exercício? Conta para a gente nos comentários!
Aproveite que está aqui para conhecer melhor os nossos serviços específicos para a celulite!