Você sabe qual é o ativo utilizado para corrigir imperfeições ou deixar o rosto ainda mais bonito? Conheça o ácido hialurônico e todos os seus benefícios!

O ácido hialurônico é um ativo muito popular e utilizado em muitos procedimentos estéticos. Além disso, o que atrai tantos pessoas a buscarem tratamentos com este componente é os bons resultados obtidos. Afinal, os tratamentos em geral são simples, pouco invasivos, e com baixa taxa de rejeição.

Entre seus benefícios, estão o rejuvenescimento da pele, maior hidratação, redução de olheiras, flacidez, rugas e linhas de expressão. Além disso, o ácido hialurônico melhora a elasticidade e firmeza da pele e pode ser utilizado em procedimentos de harmonização facial.

O ácido hialurônico pode ser apresentado em forma de cremes e séruns, cápsulas ou injetáveis. É possível usar as composições em conjunto ou até mesmo aliar a outros ativos, como a vitamina C, que pode potencializar seu efeito na pele.

Se você já pensou em realizar um procedimento em que é utilizado o ácido hialurônico, mas ficou com dúvidas, conheça agora quais os benefícios que o ácido hialurônico pode trazer, quais suas formas de uso e muito mais!

Ácido hialurônico, o que é?

O ácido hialurônico é uma molécula de açúcar, naturalmente presente em nosso corpo.

Contudo, ao longo dos anos, ele passa a ser menos presente, ou seja, ele vai diminuindo gradativamente sua produção. Por este motivo, é importante que o ácido hialurônico seja reposto, e isso pode ser feito através de tratamentos estéticos. 

Para que serve o ácido hialurônico? 

Por se tratar de um componente que já faz parte do nosso corpo, o ácido hialurônico é capaz de preencher as lacunas entre as células, ajudando a reduzir rugas e linhas de expressão.

Ou seja, ele atua na pele promovendo sustentação e preenchendo o tecido. Acontece mais ou menos assim: o ácido hialurônico ajuda a reter água, promovendo assim alto poder de hidratação na pele. Por este motivo ele pode ser considerado um poderoso ativo anti idade, pois deixa a pele mais viçosa, hidratada e firme.

Além disso, ele auxilia na estimulação da produção de colágeno e fibras de elastina no organismo, o que auxilia também na maior elasticidade e resistência da pele.

Dentre as procedimentos mais procurados, estão:

  • redução de linhas de expressão;
  • preenchimento de rugas;
  • preenchimento labial;
  • diminuição da flacidez;
  • aumento da elasticidade da pele;
  • redução de olheiras;
  • hidratação da pele;
  • harmonização facial;
  • estimulação da produção de colágeno e elastina.

Sabendo quais são os procedimentos mais procurados com o uso do ácido hialurônico, tenha em mente que ele pode ser utilizado também de forma preventiva, sabia disso? Usado desta forma, ele pode atenuar o surgimento dos primeiros sinais de envelhecimento.

Em que parte do corpo pode ser utilizado?

Como você viu até agora, o ácido hialurônico tem seu maior uso voltado para fins estéticos faciais, principalmente no preenchimento e rejuvenescimento. Contudo, seu uso pode se estender para áreas além do rosto: ele pode ser utilizado para aumentar o volume dos seios, nádegas e também para atenuar cicatrizes.

Além disso, na medicina o seu uso pode ajudar em tratamentos contra artrose, processos ortopédicos, reumatológicos. Na oftalmologia ainda pode contribuir em tratamentos experimentais como tratamentos de doenças do tecido conjuntivo.

Assim como na pele, no cabelo ele pode demonstrar funções parecidas. Quando incluído algum produto com esta substância, o ácido hialurônico penetra nos fios, reconstruindo-o, promovendo hidratação e deixando o cabelo mais saudável.

Quais os formatos de uso?

O ácido hialurônico é basicamente utilizado de três formas: creme/séruns, cápsulas ou injetável.

Cremes e séruns

Na forma de cremes e séruns, o ácido hialurônico presente em sua composição ajuda a manter a pele hidratada através da retenção de água. Desta forma, é um ótimo aliado na prevenção do envelhecimento, ajuda a suavizar rugas e linhas de expressão, e melhorar a firmeza da pele. 

Além disso, quando associados a outros ativos como a vitamina C, seu resultado é potencializado, apresentando excelentes resultados a longo prazo.

Cápsulas e/ou comprimidos

As cápsulas ou comprimidos com o ácido hialurônico como ativo, são uma excelente opção com um grande poder anti envelhecimento, visto que contribui na reparação dos tecidos, melhorando a firmeza da pele. 

Por este motivo, além de tratar, funciona como meio de prevenção, pois ajuda a prevenir o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Injetável

O ácido hialurônico injetável é um produto em forma de gel, indicado para preenchimento em locais com rugas, linhas de expressão, olheiras e sulcos. Pode ainda ser utilizado com a finalidade de dar volume em algumas regiões do corpo, como boca, bochechas, além de ajudar a reparar e corrigir olheiras e cicatrizes.

Ou seja, das três formas de uso, os cremes e cápsulas são utilizados como prevenção. Já o método injetável é o que proporciona um resultado mais rápido, visto que o ácido hialurônico é injetado diretamente sob a camada da pele.

Cuidados antes e após utilizar o ácido hialurônico

Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, o mais indicado é realizar uma avaliação com um profissional qualificado que poderá lhe indicar quais são as necessidades reais da sua pele.

Feito isso, no dia anterior e no dia do procedimento, é contraindicado o consumo de bebidas alcoólicas, bem como o uso de outros tratamentos invasivos sobre a pele, como ácidos.

Além disso, medicamentos coagulantes devem ser evitados na semana anterior a qualquer procedimento. No entanto, consulte o seu médico antes de “parar” de tomar.

Após qualquer procedimento com ácido hialurônico é recomendado fazer massagem no local com as pontas dos dedos, com exceção de locais onde surgirem hematomas. Além disso, a exposição solar deve ser evitada por no mínimo as primeiras 24 horas após o procedimento. 

O uso do protetor solar também se torna obrigatório antes e após o procedimento.

Quais os riscos do uso do ácido hialurônico? 

Em geral, o uso apresenta poucos riscos, pois é um ativo que já está presente em nosso organismo. Contudo, algumas pessoas podem ter hipersensibilidade ao composto, e nesses casos, o seu uso é contraindicado.

Seu uso também deve ser feito com moderação e com acompanhamento médico em pessoas que possuem problemas de coagulação. Além disto é contraindicado o seu uso sobre a pele ferida, com inflamações e doenças ativas.

O maior risco que seu uso pode gerar são edemas, um pouco de dor, coceira, descamação e sensibilidade no local de aplicação. No entanto, normalmente dentro de alguns dias estas manifestações desaparecem.

Agora que você já conhece mais sobre o ácido hialurônico, agende a sua avaliação gratuita agora mesmo, e tenha um tratamento exclusivo, desenvolvido de acordo com suas necessidades e com um profissional qualificado! Entre para o nosso time de elite agora mesmo!